Paula Badosa precisou de esperar 194 dias, mas voltou a sorrir dentro de um court de ténis e precisamente no regresso ao Australian Open, o primeiro torneio de que teve de abdicar há um ano por causa da lesão nas costas que a manteve afastada de praticamente toda a temporada.
Outrora segunda classificada no ranking feminino, a atual número 100 mundial só precisou de 57 minutos para vencer a norte-americana Taylor Townsend por 6-1 e 6-3.
Estes parciais deram-lhe a primeira vitória desde julho, em Wimbledon, e foram conseguidos com uma exibição muito autoritária. Com o serviço afinado (não sofreu qualquer break e só perdeu 11 pontos) e um ténis muito ofensivo — 23 winners e apenas sete erros não forçados —, a espanhola nascida em Nova Iorque dominou para vencer a representante dos EUA.
Na segunda ronda, Paula Badosa terá pela frente Anastasia Pavlyuchenkova.
Número 46 mundial, a tenista russa (chegou a ser 11.ª em novembro de 2021) superou Donna Vekic em parciais diretos, por 6-4 e 6-4, no arranque da 16.ª participação consecutiva no Australian Open, onde atingiu os quartos de final em 2017, 2019 e 2020.