Nuno Borges fez história pessoal ao vencer pela primeira vez no Australian Open e tornou-se no quarto homem português a carimbar o apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do torneio do Grand Slam que se realiza em Melbourne.
Atualmente no 69.º lugar do ranking mundial, o maiato de 26 anos igualou a melhor campanha de Nuno Marques, que inscreveu o nome na segunda ronda da edição de 1991.
Um passo mais longe foram Frederico Gil, que alcançou a terceira ronda em 2012, e João Sousa, que o fez em 2015, 2016 e 2019.
Para igualar o melhor resultado de um português em Melbourne Park, o número um nacional terá de superar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina na jornada de quinta-feira.
A vitória desta segunda-feira também fez de Nuno Borges o terceiro homem português a vencer pelo menos um encontro em quadros principais de singulares de três torneios do Grand Slam diferentes, depois de Nuno Marques (só não o conseguiu em Wimbledon) e João Sousa (triunfou em todos).
João Cunha e Silva (Wimbledon e US Open) e Rui Machado (Roland-Garros e US Open) fizeram-no em dois Majors diferentes, Frederico Gil (Australian Open) apenas num.
No ténis feminino, a única mulher portuguesa a chegar à segunda ronda do quadro principal do Australian Open foi Maria João Koehler, em 2013. Essa foi mesmo a melhor campanha da portuense, que se tornou na segunda representante lusa a celebrar uma vitória ao mais alto nível (Michelle Larcher de Brito venceu em todos os outros).
Notícia editada às 4h46: clarificação do quinto parágrafo com a expressão “três torneios do Grand Slam diferentes”.