Melbourne-Figueira da Foz-Melbourne: Alina Korneeva faz história no Australian Open

Alina Korneeva continua a viver momentos especiais e este domingo celebrou a primeira vitória da carreira em quadros principais de torneios do Grand Slam ao dar sequência à campanha triunfal no qualifying do Australian Open, onde há um ano venceu o primeiro de dois Majors consecutivos enquanto júnior (quando ainda era sub 16).

Apesar de ainda só ter 16 anos, esta teenage superstar está cada vez mais habituada a grandes palcos e não deu quaisquer sinais de desconforto no encontro com a espanhola Sara Sorribes Tormo (53.ª classificada no ranking WTA), que venceu pof 4-6, 6-3 e 6-2 com a ajuda de impressionantes 52 winners.

O poder de fogo é a imagem de marca da jovem moscovita e ficou bem patente na sua primeira passagem por Portugal: se foi em Melbourne que brilhou pela primeira vez enquanto júnior, foi em solo português, durante o mês julho e na Figueira da Foz, que assinou uma campanha histórica enquanto profissional ao tornar-se na jogadora mais nova de sempre a vencer um ITF W100.

O triunfo sobre a espanhola foi o melhor da carreira e o quarto da última semana em Melbourne Park, onde chegou com ranking para entrar por mérito próprio na fase de qualificação.

No qualifying começou por eliminar Sachia Vickery, depois anulou match points frente a Ye-Xin Ma e consumou o apuramento ao passar por Anna Bondar.

2024 é o ano em que Alina Korneeva celebra o 17.º aniversário e, por isso, só agora está realmente no primeiro ano de júnior, mas foi ainda como sub 16 que brilhou e fez o suficiente em cinco torneios (meias-finais em Traralgon, título no Australian Open e em Roland-Garros, meia-final em Wimbledon e título no Masters) para atualmente ainda ocupar o primeiro lugar do ranking mundial de sub 18.

Umas horas antes, também Brenda Fruhvirtova celebrou, aos 16 anos, a primeira vitória da carreira em quadros principais de torneios do Grand Slam. Tal como a russa, a checa também passou pelo qualifying — e pelo segundo ano consecutivo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share