Chamada à ação para encerrar a programação de um inédito domingo de abertura do Australian Open, foi sem rodeios que Aryna Sabalenka declarou desde logo as suas intenções de repetir a façanha em Melbourne Park. Com uma exibição a aproximar-se à perfeição, a número dois mundial só precisou de passar 55 minutos em court para assegurar o regresso à segunda eliminatória e dar o primeiro de sete passos necessários ao sonho.
A natural de Minsk não permitiu que a qualifier alemã Ella Seidel (172.ª) conquistasse qualquer espaço no encontro e numa primeira etapa de sentido único bastaram-lhe 23 minutos para ficar com um pé na próxima ronda. Prolongando o momento imperial, Sabalenka ficou próxima de chegar à ‘bicicleta’, mas não aproveitou duas das primeiras chances e só mais tarde segurou a demolidora vitória por 6-0 e 6-1.
Aryna Sabalenka, que procurará defender os 2.000 pontos conquistados há um ano para evitar uma queda possível no ranking, segue para a segunda eliminatória do Australian Open pela quinta ocasião e o destino ditou que voltasse a marcar duelo com outra das que furaram a fase prévia: é a jovem checa Brenda Fruhvirtova (110.ª), de apenas 16 anos, a sua próxima adversária.