Na melhor fase da sua carreira depois de uma fase final de 2023 que a permitiu escalar o ranking mundial, Emma Navarro (31.ª) finalizou na madrugada deste sábado a passagem pela Tasmânia da forma mais sorridente possível. A jovem norte-americana de 22 anos saiu por cima de uma dura batalha final entre as duas principais favoritas ao título, com os 6-1, 4-6 e 7-5 aplicados a Elise Mertens (29.ª), para se sagrar campeã do WTA 250 de Hobart.
Quase tudo lhe correu bem na entrada para a partida e duas quebras de serviço consolidaram o seu domínio no primeiro parcial, mas Navarro não soube transportar o momento para o capítulo seguinte, marcado por um verdadeiro festival de breaks, onde quatro quebras conseguidas por Mertens contrastaram com três da jogadora de Nova Iorque. Após duas novas trocas de break na entrada para a etapa mais crítica, Navarro foi quem mais se elevou para ao fim de quase três longas horas encerrar a disputa.
Emma Navarro, que em 2022 se sagrou campeã universitária nos Estados Unidos da América ao serviço da Universidade da Virgínia, prossegue a escalada no circuito WTA e a conquista do seu primeiro título da carreira no continente australiano vai assegurar-lhe uma inédita entrada no top 30 mundial, tornando-se a nova 26.ª cotada. Já Elise Mertens, campeã de oito provas do circuito profissional, vê-se incapaz de repetir a campanha de 2017, ano em que abriu a contagem precisamente em Hobart.