OEIRAS — Gastão Elias não conseguiu repetir a campanha da primeira semana do ano e despediu-se do Indoor Oeiras Open II nas meias-finais, despedindo-se da nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor com sete vitórias nos nove primeiros encontros de 2024.
Esta sexta-feira, o tenista português de 33 anos (atualmente no 304.º posto do ranking, mas já com a garantia de regressar aos 300 primeiros e ex-top 60) cedeu por 6-3 e 6-3 perante o suíço Leandro Riedi (320.º) num encontro que se resolveu em 85 minutos.
Elias não conseguiu aproveitar nenhum dos seis pontos de break que criou ao longo do duelo, três em cada parcial e sempre quando ainda não se tinham registado quebras de serviço, muito por conta de mais uma exibição assertiva do jovem suíço no golpe de saída com que já tinha impressionado nos dias anteriores (só foi quebrado por duas vezes nos quatro encontros que já realizou).
Já Riedi foi mais eficaz na resposta (muito agressivo na primeira bola) e aproveitou o segundo serviço do jogador da casa — novamente pressionado pela baixa percentagem de primeiras bolas, esta sexta-feira reduzida a 50% de colocação — para construir a quarta vitória da semana, sempre em dois sets.
Para Gastão Elias, o encontro desta sexta-feira significou o fim da quinzena no Jamor, onde conquistou as sete primeiras vitórias da época (há um ano precisou de quase três meses para o fazer) e jogou pela segunda vez na carreira uma final Challenger em piso rápido, aumentando para 23 o recorde nacional de participações em decisões a este nível.
Quanto a Leandro Riedi, carimbou pela sexta vez na carreira o apuramento para a final de um torneio do circuito secundário e no sábado tentará conquistar o terceiro título a este nível, em contraste com o norte-americano Martin Damm, que chegou pela primeira vez a uma decisão.