Daria Kasatkina apurou-se, esta sexta-feira, para a final do WTA 250 de Adelaide ao celebrar a segunda vitória consecutiva no sofá por contas da desistência de uma adversária.
Número 15 mundial, a tenista russa já tinha beneficiado da desistência da alemã Laura Siegemund devido a uma lesão na perna esquerda antes do encontro dos quartos de final e esta sexta-feira viu a norte-americana Jessica Pegula abdicar da ida a jogo nas meias-finais por causa de uma gastroenterite.
Sem jogar desde quarta-feira e com apenas duas vitórias na prova, Kasatkina chega pela 14.ª vez na carreira há final de um torneio WTA e iguala a participação numa das duas provas que aconteceram precisamente em Adelaide há um ano.
Em busca do sétimo título da carreira e primeiro desde 2022, a ex-número oito mundial terá como derradeira adversária Jelena Ostapenko.
A tenista letã (atualmente no 12.º degrau do ranking mundial) acedeu à final com uma vitória por 6-2 e 7-6(3) sobre Ekaterina Alexandrova (21.ª), que na jornada anterior impingiu a primeira derrota do ano a Elena Rybakina, recém-campeã do WTA 500 de Brisbane.
Para Ostapenko, uma ex-campeã de Roland-Garros, a final de Adelaide seráa 15.ª no circuito principal e pode dar-lhe o sétimo troféu, primeiro desde a vitória na relva de Birmingham no último verão.