John Millman (484.º) já tinha fixado em Melbourne Park os planos para dar por encerrado o percurso enquanto jogador profissional e o ponto final foi dado na madrugada portuguesa desta quinta-feira. Aos 34 anos, o australiano viu dissipar-se o sonho de um último apuramento para o quadro principal do Australian Open e encerrou a carreira ao perder na segunda e intermédia ronda da fase de qualificação.
Sem direito a convite para competir diretamente na fase final, Millman ainda superou a estreia na etapa prévia frente a Alessandro Giannessi, mas não conseguiu repetir o mesmo desfecho sorridente no encontro frente ao eslovaco Alex Molcan (118.º), frente ao qual perdeu por 6-4 e 6-3 ao fim de hora e meia.
Primeiro da história dos Jogos Olímpicos a aplicar um 6-0 e 6-0 na competição de singulares, John Millman despede-se do circuito com um título conquistado em Nur-Sultan e teve como melhor posição o 33.º posto alcançado em 2018, depois da memorável campanha em que deixou Roger Federer pelo caminho para alcançar os quartos de final do US Open.