OEIRAS — João Sousa escolheu o Complexo de Ténis do Jamor para abrir a temporada de 2024 e tal como na primeira semana também na segunda se despediu da série dupla de Indoor Oeiras Open com uma derrota nos quartos de final. Segue-se, por isso, a Taça Davis — o grande objetivo deste início de época e para o qual tem apontado todo o foco (e até decisões).
Ciente das dificuldades que teria pela frente, o tenista português de 34 anos não foi capaz de encontrar a fórmula para sobreviver ao serviço do norte-americano Martin Damm, 14 anos mais novo, que apontou 20 ases a caminho da vitória por 6-2 e 7-5.
O embate ficou resolvido em uma hora e 15 minutos e decorreu sempre ao ritmo do golpe de saída do mais novo, que venceu 95% dos pontos disputados na primeira bola (mas apenas 35% na segunda) e não enfrentou qualquer ponto de break. Sousa nunca teve hipóteses na maior arma de Damm, mas pecou na leitura do segundo serviço do esquerdino — muito abaixo da qualidade do primeiro — e não foi capaz de tirar proveito da maior debilidade do norte-americano na pancada de direita acima da cintura.
Filho de um ex-top 50, Martin Damm passou várias semanas em Portugal ao longo de 2023 e foi por cá que conquistou o mais recente dos cinco títulos em torneios ITF graças a uma campanha perfeita em Setúbal no mês de setembro.
O Indoor Oeiras Open II é o segundo torneio Challenger em que atinge as meias-finais. Curiosamente, no anterior (Bratislava em outubro de 2023) também venceu João Sousa a caminho dessa fase, que nesta sexta-feira procurará superar pela primeira vez.