OEIRAS — João Sousa tinha três torneios planeados antes de vestir a camisola da seleção nacional, mas abdicou do último e só voltará a competir precisamente com as cores do país ao peito, já em fevereiro.
O tenista português de 34 anos foi derrotado nos quartos de final de um Indoor Oeiras Open pela segunda semana consecutiva e na conferência de imprensa que fechou a sua passagem pelo Complexo de Ténis do Jamor confirmou a desistência do Challenger de Tenerife, nas Ilhas Canárias, para onde teria de viajar na sexta-feira.
De malas feitas para Guimarães, João Sousa aproveitará os próximos dias para “descansar e treinar” tendo em vista um dos objetivos de carreira: ajudar Portugal a chegar pela primeira vez à fase final da Taça Davis.
O sonho — individual e coletivo — está a uma vitória de distância, vitória essa que terá de acontecer na deslocação a Turku, a cidade que a Finlândia escolheu para acolher a eliminatória das Davis Cup Qualifiers. As condições serão, na teoria, semelhantes (piso rápido indoor) àquelas que o vimaranense encontrou no arranque de época.
O frente a frente entre os dois países acontece nos dias 2 e 3 de fevereiro, pelo que João Sousa tem mais de duas semanas pela frente antes de se reunir com a comitiva.