Gastão Elias soma sétima vitória do ano e está de novo nas meias-finais no Jamor

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Mais um dia, mais uma vitória para Gastão Elias no Jamor. Esta quinta-feira, o português de 33 anos garantiu pela segunda semana consecutiva as meia-finais no Indoor Oeiras Open ao depois de bater o francês Valentin Royer (258.º) por 6-4 e 6-4.

Depois da final na primeira prova, o antigo 57.º ATP somou o sétimo triunfo da quinzena (e de 2024) e o 22.º sucesso nos últimos 23 compromissos no Complexo de Ténis do Jamor – em 2021 e 2022 arrecadou três títulos Challenger em terra batida.

A vitória em 1h55 em dois parciais mostra o equilíbrio do duelo. No primeiro set, o tenista da Lourinhã venceu todos os pontos importantes até ao sétimo jogo (5-2 com dois breaks), permitiu a aproximação de Royer (carrasco de Henrique Rocha na primeira ronda e semifinalista na primeira competição) depois de dispor de dois set points (voltou a ser quebrado para fechar um parcial, tal como na véspera em duas ocasiões), mas justificou planamente a vantagem no marcador.

O break madrugador no set seguinte fazia antever uma marcha triunfante para êxito relativamente tranquilo, só que as três chances desperdiçadas de empreitada para duplo break no quarto jogo deram uma vida extra ao opositor de 22 anos, que no derradeiro jogo do encontro criou duas oportunidades para restabelecer a igualdade. Desta vez, o tenista da casa não descurou a ocaisão, ainda que a muito custo.

Elias aguentou-se nos momentos-chave – caracterísitca de toda a quinzena – e celebrou ao quarto match point. Astuto taticamente (muitas direitas cruzadas para o ponto mais forte de Royer e as habituais esquerdas em slice para cortar a cadência agressiva do gaulês), o atual número cinco nacional agendou embate con o suíço Leandro Riedi (320.º, mas antigo 126.º em março de 2023, oitavo cabeça de série e jogador com jogo adequado às condições) num dos frente a frente de acesso à final.

Gastão Elias garantiu as primeiras meias-finais em semanas consecutivas desde o duplo sucesso no Oeiras Open de 2022. O Jamor está a servir, novamente, como rampa de (re)lançamento para o dez vezes campeão em provas Challenger (em 23 finais), depois de um ano de 2023 minado de problemas físicos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share