OEIRAS — Depois de 2h41 na véspera, João Sousa (244.º ATP) só precisou de 1h07 para derrotar o italiano Lorenzo Giustino (288.º) por 6-3 e 6-1 na jornada desta quarta-feira rumo aos quartos de final do Indoor Oeiras Open II, seguindo os passos de Gastão Elias.
Talvez na melhor exibição da quinzena no capítulo do serviço – oito áses, não enfrentou qualquer break point e só cedeu 13 pontos com essa pancada -, o vimaranense ‘voou’ em court e tornou o campo gigante para o transalpino (conhecido de Sousa de várias sessões de treino, ainda que este tenha sido o primeiro duelo oficial) muito por conta da direita emblemática que colocou Giustino constantemente na defensiva.
Tal como na semana passada, João Sousa atinge os quartos de final no Jamor. Pela frente, desta vez e para tentar novo desfecho, terá o canhoto gigante (2,03 metros) Martin Damm (255.º), contra quem perdeu em outubro na fase de qualificação do Challenger de Bratislava (6-3, 6-7[4] e 6-1-), num duelo também jogado em hard indoor.
Damm está a fazer valer o seu serviço, sem surpresa, na nave dos campos cobertos. Depois de 14 áses (e inúmeros serviços ‘ganhantes’) na primeira ronda, esta quarta-feira disparou 23 e prevaleceu em 2h04 frente a Paul Jubb (648.º) com os parciais de 6-2, 3-6 e 7-5.