Francisca Jorge perde batalha de 2h39 na estreia no Australian Open

Francisca Jorge estreou-se esta terça-feira em torneios do Grand Slam com uma derrota na primeira ronda do qualifying do Australian Open. A melhor tenista portuguesa da atualidade esteve em vantagem frente a uma jogadora da casa, mas acabou por sofrer a reviravolta e despediu-se de Melbourne.

A competir pela primeira vez num dos quatro maiores torneios do mundo, a número um nacional (está no 205.º lugar do ranking WTA) perdeu por 6-7(3), 6-3 e 6-3 com a australiana Astra Sharma, número 126 mundial e ex-top 100.

Resolvido em 2h39, o encontro podia ter caído para o lado de Francisca Jorge, que apesar de ter enfrentado uma adversária mais experiente lutou de igual para igual e teve condições para carimbar a vitória. Destaque para a pancada de serviço, com a qual apontou oito ases.

A jovem vimaranense começou por ser mais consistente na primeira partida e mesmo tendo desperdiçado uma vantagem de 5-2 conseguiu fechá-la graças a um tie-break quase perfeito. Com menos erros diretos do que a adversária e quase sempre bem apoiada do fundo do court para explorar as aberturas de ângulos, Jorge perdeu alguma da regularidade no segundo set, baixou a agressividade e abriu espaço à recuperação de Sharma, que assinou a única quebra de serviço.

Pelo meio, a tenista portuguesa sentiu uma dor no pé direito a pediu a intervenção da fisioterapeuta do torneio, mas regressou à ação com um bom nível e ao 3-2 teve dois pontos de break consecutivos para descolar novamente no marcador. O primeiro foi salvo pela australiana com uma subida à rede logo após o serviço, o segundo desperdiçado com uma resposta demasiado profunda. Daí para a frente, Sharma foi mais sólida e tomou controlo do marcador.

Apesar da derrota, Francisca Jorge fez história ao tornar-se na oitava mulher portuguesa a participar num torneio do Grand Slam e na primeira desde Michelle Larcher de Brito em Wimbledon 2017, 2.389 dias antes.

Com este resultado, a representação lusa ficará a cargo de três homens: Gonçalo Oliveira no qualifying (estreia-se na quarta-feira), Nuno Borges nos quadros principais de singulares e pares e Francisco Cabral no quadro principal de pares.

Notícia corrigida às 11h38: como explicou em declarações ao Raquetc após o encontro, Francisca Jorge sentiu uma dor no pé e não no joelho, como inicialmente referimos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share