O português Nuno Borges (66.º classificado no ranking ATP) celebrou a primeira vitória de 2024 durante a madrugada desta segunda-feira ao recuperar de um 0-6 para inscrever o nome na segunda ronda do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia.
Depois da derrota na ronda inaugural do torneio de Hong Kong, o maiato de 26 anos voltou a não começar bem e perdeu o primeiro set de forma esclarecedora frente ao norte-americano Alex Michelsen (97.º). No entanto, não deitou a toalha ao chão e consumou a recuperação com os parciais de 0-6, 7-6(6) e 6-3.
Esta foi apenas a quinta ocasião na carreira profissional em que Nuno Borges perdeu um primeiro set por 6-0 (terceira ao nível ATP), mas a primeira em que aconteceu na primeira partida e conseguiu recuperar para vencer.
Depois de um parcial inaugural desastroso, Borges não enfrentou qualquer ponto de break no segundo e deu início à recuperação no tie-break, no qual apesar de não ter enfrentado match points esteve a perder por 4-3 com um mini-break de desvantagem e ainda por 5-4, ou seja, a dois pontos da derrota. No terceiro voltou a estar em desvantagem logo a abrir, mas foi rápido a retaliar e encetou a recuperação que confirmou ao cabo de duas horas.
Apurado para a segunda ronda de um torneio ATP pela 11.ª vez na carreira, Nuno Borges tentará chegar pela primeira vez a uns quartos de final. Para isso, terá de vencer um francês: ou Arthur Fils (35.º e sexto cabeça de série) ou Richard Gasquet (76.º e campeão em título).