OEIRAS — Henrique Rocha foi eliminado na primeira ronda do quadro principal de singulares do segundo Indoor Oeiras Open e voltou a adiar a conquista da primeira vitória individual em 2024.
O tenista português que mais lugares subiu no ranking na temporada transata (de 850.º para 246.º) cedeu pelos parciais de 6-3 e 6-0 perante o francês Valentin Royer (258.º), esta semana na melhor classificação da carreira depois de ter alcançado as meias-finais do torneio anterior.
O portuense tinha superado este adversário em outubro a caminho do sexto e último título de uma temporada memorável, mas esta segunda-feira ficou longe da sua melhor versão e foi derrotado em 59 minutos.
Royer aproveitou a ocasião para dominar com o serviço (disparou nove ases e venceu 79% dos pontos com a primeira bola) e só estremeceu antes de fechar a primeira partida, mas salvou o ponto de break — o único que enfrentou em todo o encontro — com um ás. O gaulês foi superior em potência e o português, mais errático do que o habitual, raramente conseguiu livrar-se de uma posição defensiva.
A derrota de Henrique Rocha seguiu-se à de João Domingues, que horas antes fora o primeiro português a ir a jogo no quadro principal, e reduziu a participação do campeão nacional absoluto no Indoor Oeiras Open à variante de pares. Novamente ao lado de Jaime Faria, com quem na semana transata ultrapassou uma ronda.