Elena Rybakina arrasou Aryna Sabalenka (6-0 e 6-3) e sagrou-se campeã do WTA 500 de Brisbane, a cidade australiana onde se tornou na primeira jogadora a erguer um título na temporada de 2024.
O encontro foi uma reedição da final que a bielorrussa ganhou há praticamente um ano no Australian Open, mas desta vez a história foi totalmente diferente: bastaram 73 minutos para a cazaque fazer a festa e conquistar o sexto título da carreira, primeiro desde Roma no mês de maio.
Frente a frente estiveram duas das melhores tenistas da atualidade (Sabalenka é a número dois, Rybakina a número quatro) e tanto uma quanto outra chegaram à decisão sem perder sets. Mas este domingo foi de apenas uma delas, com a menos cotada a aproveitar uma exibição desinspirada da adversária para assinar uma das melhores vitórias da carreira.
Tal como nos dias anteriores, Rybakina apoiou-se num serviço muito preciso. E em apenas 20 minutos a campeã de Wimbledon 2022 já liderava por 5-0, a direita a dar-lhe o que a de Sabalenka insistia em tirar-lhe e a dilatar cada vez mais as diferenças entre ambas.
Sabalenka só entrou no marcador ao nono jogo do encontro, com um break, e pouco depois foi assistida à perna, mas nem isso abrandou Rybakina. Parecia escrito que este domingo a festa seria da cazaque e assim foi, sem sequer ser contestada.
Aos 24 anos, Elena Rybakina conquistou o sexto título da carreira (aos quais junta nove finais perdidas) e assegurou a subida de um lugar no ranking, ultrapassando Coco Gauff, que apesar de ter defendido o título no WTA 250 de Auckland não ganhou pontos.