A longa espera de Gonçalo Oliveira terminou e o tenista português (224.º classificado no ranking ATP) conheceu este domingo o adversário na primeira ronda do qualifying do Australian Open, o primeiro torneio do Grand Slam que disputa desde 2018.
Depois de registar 92 vitórias em singulares ao longo de 2023 (mais do que qualquer outro jogador), o portuense de 28 anos tentará celebrar a primeira do ano contra Hugo Dellien, boliviano que ocupa o 112.º posto (já foi 64.º) e defende o estatuto de nono cabeça de série.
Caso consiga fazê-lo, Gonçalo Oliveira discutirá a segunda ronda ou com o francês Harold Mayot (166.º) ou com o argentino Andrea Collarini (230.º).
O Australian Open é o quinto torneio do Grand Slam em que Gonçalo Oliveira participa, mas o primeiro desde Wimbledon em 2018. O número dois nacional irá a jogo em Melbourne Park pela segunda vez na carreira, depois da derrota na ronda inagural do qualifying no mesmo ano.
Nuno Borges foi o único português a obter entrada direta no quadro principal de singulares e também irá a jogo no de pares, onde também estará Francisco Cabral, enquanto na competição feminina Francisca Jorge carrega a bandeira portuguesa e acaba com um jejum de sete anos para o ténis nacional.