OEIRAS – Francisco Rocha (932.º ATP) foi o primeiro português a ir a jogo no Indoor Oeiras Open II. O portuense de 24 anos não andou longe do triunfo frente ao francês Mathys Erhard (333.º), mas cedeu com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-3 na primeira ronda do qualifying.
Wild card da organização, tal como na primeira semana, Rocha cedeu os derradeiros quatro jogos no set inaugural depois de conquistar uma vantagem de 4-2. E após de um segundo parcial no qual respondeu à altura, o antigo atleta do college norte-americano viu-se envolvido numa decisão sem grandes brechas para qualquer um dos tenistas.
O sexto jogo do terceiro set foi o único com um break point, aproveitado pelo gaulês, bastante agressivo e a servir bem em especial nesse parcial, para fazer mossa e resolver o duelo minutos depois ao cabo de 2h09.
Semanas posteriores ao brilharete no Maia Open (superou a primeira ronda na estreia em quadros principais no ATP Challenger), Francisco Rocha não conseguiu somar nenhum triunfo individual nas duas primeiras provas de 2024. Em pares, ainda joga este segundo Indoor Oeiras Open ao lado de Tiago Pereira.