Na semana em que foi convocado para liderar a seleção da Finlândia na receção a Portugal para a Taça Davis, Emil Ruusuvuori apurou-se pela segunda vez na carreira para a final de um torneio ATP.
O número 69 mundial registou a quarta vitória do novo ano ao dar a volta ao austríaco Sebastian Ofner (43.º) para vencer por 4-6, 7-5 e 6-3 em Hong Kong, torneio que também contou com a participação do português Nuno Borges.
Esta será a segunda final da carreira para Emil Ruusuvuori, sensivelmente dois anos depois do finlandês ter perdido a primeira decisão da carreira a este nível com… João Sousa.
Esse poderá, aliás, ser um dos duelos do programa dos dias 2 e 3 de fevereiro em Turku, onde a Finlândia vai receber Portugal na ronda de acesso à fase final da Taça Davis. A equipa da casa estará na máxima força, tal como a visitante: o capitão Rui Machado convocou pela primeira vez Henrique Rocha, para além de Nuno Borges, João Sousa, Gastão Elias e Francisco Cabral.
Do outro lado da rede, Emil Ruusuvuori terá o cabeça de cartaz Andrey Rublev. O russo deu a volta ao chinês Juncheng “Jerry” Shang para vencer por 4-6, 6-2 e 6-3.