Alex de Minaur já tinha dado que falar ao carimbar duas anteriores vitórias que contribuíram para o sucesso australiano na United Cup, mas este sábado voltou a fazer das suas para tornar mais vivo o sonho de apuramento para a final. O jovem jogador de Sydney ampliou um registo ainda mais surpreendente em 2024 para somar o terceiro triunfo da nova temporada — e terceiro sobre jogadores do top 10 — e assegurar precisamente a entrada inédita nesse restrito lote já na próxima atualização do ranking.
Um primeiro parcial conquistado por Alexander Zverev não abalou a crença de de Minaur, que reagiu bem a tempo de reparar os estragos e impor a ‘cambalhota’ no marcador. Recuperou o ascendente ao vencer o segundo set pela margem mínima, enquanto também no derradeiro capítulo repetiu a dose para ao cabo de quase três horas de contenda celebrar por 5-7, 6-3 e 6-4 a vitória que iguala a meia-final com a Alemanha.
Trata-se do terceiro triunfo de Alex de Minaur ao serviço da Austrália, depois de iguais desfechos conseguidos no decorrer desta semana frente a outros dois elementos do top 10: Taylor Fritz e Novak Djokovic. O testemunho passa agora para Storm Hunter e Matthew Ebden, que são chamados à ação no duelo de pares que decidirá, com Laura Siegemund e Alexander Zverev, o nome da seleção que se vai juntar à Polónia na final marcada para domingo.