Polémica à vista: Australian Open não convida número um do país para o quadro principal

BRISBANE, AUSTRALIA – JANUARY 02: Arina Rodionova of Australia celebrates winning her match against Sofia Kenin of USA during day two of the 2024 Brisbane International at Queensland Tennis Centre on January 02, 2024 in Brisbane, Australia (Photo by Chris Hyde/Getty Images)

Arina Rodionova fez história em 2023 e iniciou 2024 com o pé direito, mas nem os resultados do último ano, nem o estatuto de melhor tenista australiana no ranking WTA foram suficientes para integrar a lista de convidadas para o quadro principal do Australian Open.

Aos 34 anos e a viver a melhor fase da carreira, a tenista nascida em Moscovo e naturalizada australiana há 10 anos foi ultrapassada pelas compatriotas Kimberly Birrel, Olivia Gadecki, Taylah Preston e Daria Saville. Os restantes convites foram entregues à ex-campeã Caroline Wozniacki, McCartney Kessler (acordo de reciprocidade com o US Open), Alizé Cornet (Roland-Garros) e Mai Hontama (vaga para uma tenista do pacífico).

Arina Rodionova está no 113.º lugar do ranking, a apenas um degrau da melhor classificação da carreira, alcançada há um mês, e em 2023 foi a tenista feminina com mais vitórias de singulares (78) em todo o mundo — no circuito masculino esse feito pertenceu ao português Gonçalo Oliveira (92).

Para além dos excelentes resultados em 2023, a tenista australiana também começou 2024 com o pé direito ao derrotar Martina Trevisan e a ex-campeã do Australian Open, Sofia Kenin, rumo à terceira ronda do WTA 500 de Brisbane. Se entrar no top 100 WTA será a jogadora mais velha de sempre a conseguir estrear-se nessa elite.

A decisão do “seu” torneio do Grand Slam, no entanto, não a surpreendeu. Assim que foram conhecidos os restantes nomes das convidadas, Arina Rodionova recorreu ao X (antigo Twitter) para comentar a situação: “Adorava poder dizer que estou surpreendida. Mas, sinceramente, a satisfação de o alcançar totalmente por mérito próprio, apesar de tudo isto, faz com que valha a pena. Vejo-vos no qualifying dentro de alguns dias e estou MUITO entusiasmada.”

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share