Gastão Elias vence duelo português e segue para as meias-finais do Indoor Oeiras Open

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRASGastão Elias e Jaime Faria defrontaram-se pela primeira vez no circuito internacional e o encontro desta sexta-feira sorriu ao mais velho, que carimbou a 18.ª vitória consecutiva no Complexo de Ténis do Jamor — a terceira na nave de campos cobertos — para inscrever o nome nas meias-finais do Indoor Oeiras Open.

O encontro mais aguardado da jornada foi o primeiro do ano entre dois jogadores portugueses e sorriu ao mais velho e experiente, que triunfou pelos parciais de 6-2, 3-6 e 6-4 perante um compatriota 13 anos mais novo.

Com a lição bem estudada, Elias (336.º classificado no ranking ATP e ex-top 60) resistiu a um início de encontro muito nervoso de parte a parte e passou a dominar do fundo do court, de onde explorou a direita de Faria (411.º e já garantido no top 400 pela primeira vez), para fechar o set com seis jogos consecutivos.

A segunda partida arrancou de forma semelhante e desta vez o mais novo dos dois portugueses não deixou a oportunidade fugir. Com o serviço mais apurado, o lisboeta elevou as percentagens quer na colocação, quer na eficácia e demonstrou ao compatriota estar pronto para a luta, o que para deleite dos muitos espetadores signficiou uma partida decisiva.

Na hora das decisões, o momentum regressou ao lado de Elias e a experiência pareceu deixar o ex-top 60 ATP embalado para a vitória. Só que ainda houve tempo para outro golpe no rumo dos acontecimentos quando as bolas ficaram mais desgastadas e uma quebra de serviço transformou uma vantagem confortável de 5-2 num 5-4 com Faria a servir para a igualdade. Uma vez mais, a experiência impôs-se e colocou um travão à recuperação.

A vitória desta sexta-feira foi a 18.ª consecutiva de Gastão Elias no Jamor (às três desta semana junta 15 que dizem respeito a três títulos Challenger, mas nos campos de terra batida) e apurou-o para umas meias-finais pela primeira vez desde março de 2023. Para ir um passo mais longe e reservar um lugar na decisão, o tenista da Lourinhã terá de bater um adversário que, tal como ele, já pertenceu à elite mundial: o bielorrusso Egor Gerasimov, 366.º e ex-65.º, responsável pela eliminação de Thai-Son Kwiatkowski (322.º) com os parciais de 6-7(2), 6-3 e 6-4.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share