OEIRAS — Jaime Faria está a começar a temporada de 2024 da melhor forma e esta quinta-feira celebrou a segunda vitória da semana para igualar a melhor prestação da ainda curta carreira no ATP Challenger Tour ao alcançar os quartos de final do Indoor Oeiras Open. Com este resultado, o jovem português de 20 anos assegurou a entrada no top 400 do ranking mundial pela primeira vez.
Apesar de ainda precisar de convites para jogar os quadros principais de torneios deste nível, o lisboeta voltou a dar provas de estar cada vez mais preparado para fazer parte do circuito secundário e aproveitou a boa oportunidade para derrotar o ucraniano Vadym Ursu (461.º) em duas partidas, por 6-3 e 6-4.
Esta é a segunda vez em que Jaime Faria alcança os quartos de final de singulares de um Challenger, pouco mais de três meses depois de o ter feito em Braga.
O jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis voltou a destacar-se na pancada de serviço, mas desleixou-se por duas vezes após assinar as quebras de serviço inaugurais de ambos os sets contra um adversário que apresentou um bom nível na pancada de resposta. No entanto, tanto no primeiro quanto no segundo parcial reagiu de forma imediata para estancar a retaliação de Ursu, sete anos mais velho.
Nos quartos de final, Jaime Faria até poderá encontrar um compatriota. Para isso, Gastão Elias (336.º e ex-57.º) terá de dar continuidade à boa entrada em 2024 e derrotar o turco Cem Ilkel, número 255 mundial e terceiro cabeça de série.