Elias volta a estar em bom plano e marca duelo contra Faria nos quartos de final no Jamor

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Gastão Elias (336.º ATP) exibiu-se novamente a bom nível e superou o turco Cem Ilkel (255.º) por 6-4 e 6-2 para marcar presença nos quartos de final do Indoor Oeiras Open, onde vai defrontar o mais novo compatriota Jaime Faria.

Especialista sobretudo de terra batida, Elias tem vindo a mostrar (uma vez mais) que quando está bem fisicamente – e parece finalmente recuperado das muitas mazelas de 2023 – deve ser tido em conta nos pisos mais rápidos. Frente a um oponente que gosta de atuar na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor (foi semifinalista há um ano neste palco) e em pisos mais velozes, o tenista da Lourinhã triunfou em 1h15 prevalecendo na maioria dos braços de ferro do fundo do court e sem sequer perder novamente o serviço.

Só que neste caso, ao contrário da ronda inagurual, o português 33 anos precisou de puxar dos galões nos momentos mais duros, em especial no segundo parcial. A 2-1 abaixo, o antigo 57.º ATP anulou três break points consecutivos (os dois primeiros com ases) e não só resgatou esse quarto jogo como amealhou os quatro seguintes (e para fazer o 4-2 veio de 15-30) para somar o 17.º sucesso de empreitada no Jamor – 15 deles em terra batida, entre 2021 e 2022, ao arrecadar três troféus Challenger (dos 10 do currículo) no Court Central.

Nos quartos de final (em 2023 só atingiu quatro, o último em março, neste caso alcança logo a penúltima fase no primeiro torneio do ano), Gastão Elias terá pela frente um amigo e parceiro de treino várias vezes: Jaime Faria (411.º), que vai competir na fase apenas pela segunda vez na carreira.

Vai ser um primeiro confronto oficial entre os atuais números seis e sete nacionais neste duelo geracional – Faria tem 20 anos e ainda está a dar os primeiros passos ao mais alto nível, ao passo que Elias já é um dos melhores tenistas portugueses da história.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share