Iga Swiatek e Hubert Hurkacz estiveram à altura do desafio e de forma categórica apuraram a Polónia para as meias-finais da United Cup pelo segundo ano consecutivo, desta vez com uma vitória contra a China mais tarde ainda dilatada no encontro de pares mistos.
A primeira vitória do dia em Perth foi assinada por Hurkacz, número nove mundial, que só precisou de duas partidas para levar a melhor contra Zhizhen Zhang (58.º) por 6-3 e 6-4 num encontro que dominou com o serviço (10 ases e 75% dos pontos ganhos com o primeiro ‘saque’) e no qual enfrentou o único ponto de break que enfrentou.
O encontro de singulares femininos era aquele que suscitava mais dúvidas quanto ao resultado final, mas a número um do mundo fez questão de o resolver tão depressa quanto possível. Tendo nas mãos a possibilidade de apurar o país para as meias-finais, Swiatek não olhou a meios e venceu Zheng Qinwen (número 14 mundial e considerada a tenista com melhor evolução de 2023 no circuito WTA) por 6-2 e 6-3 para aumentar a vantagem (5-0) no frente a frente entre ambas.
A polaca foi quebrada a abrir o encontro, mas venceu seis jogos consecutivos para arrecadar a primeira partida e nunca mais olhou para trás, mesmo se na segunda ainda deixou escapar uma vantagem de 3-0.
Já com a vaga nas meias-finais assegurada, a Polónia ainda aumentou a vantagem graças a Piter Katarzyna e Jan Zielinski por 6-3, 5-7 e 10-7 contra You Xiaodi e Sun Fajing no par misto, um dos poucos desta semana sem contornos decisivos.
Nas meias-finais, que já serão jogadas em Sydney, os polacos terão pela frente os vencedores do encontro entre a Austrália, que joga em casa, e a Sérvia, liderada pelo número um mundial Novak Djokovic.