Alex de Minaur assinou a melhor vitória da carreira ao derrotar Novak Djokovic por 6-4 e 6-4 e ao fazê-lo interrompeu a série de 43 vitórias consecutivas do número um mundial no seu país, colocando a Austrália em vantagem contra a Sérvia nos quartos de final da United Cup.
O melhor tenista australiano da atualidade começou a nova temporada (ainda em 2023) com o pé esquerdo ao perder com Cameron Norrie, mas redimiu-se no primeiro encontro em 2024 ao superar Taylor Fritz e esta quarta-feira transcendeu-se para registar o primeiro triunfo frente a um líder do ranking.
Com Djokovic limitado pela lesão no pulso direito que já o tinha incomodado na véspera, de Minaur não enfrentou qualquer ponto de break e só perdeu um ponto com o primeiro serviço — já no último jogo do encontro, quando desperdiçou o segundo dos quatro match points de que precisou.
Para além de ter sido a primeira vitória de Alex de Minaur frente a um número um mundial, a ocasião assinalou o fim da série de 43 triunfos consecutivos de Novak Djokovic na Austrália. O sérvio já não perdia no país desde o dia 22 de janeiro de 2018, quando foi travado pelo sul-coreano Hyeon Chung na quarta ronda do Australian Open.