O duelo de mamãs que marcou a primeira semana do ano sorriu a Elina Svitolina, ucraniana que transportou a boa forma de 2023 para 2024 e derrotou a dinamarquesa Caroline Wozniacki para inscrever o nome na segunda ronda do WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia.
Num frente a frente entre duas das jogadoras com regressos mais mediáticos (ainda que bem diferentes) do último ano, Svitolina, atualmente na 23.ª posição do ranking e ex-número três, venceu por 6-4 e 6-3 após 1h44.
Este foi o sexto encontro da história entre as duas jogadoras, mas o primeiro desde 2018 e deu à ucraniana a quinta vitória.
Wozniacki atingiu por duas vezes (2015 e 2018) a final em Auckland, mas as 20 vitórias somadas ao longo da carreira na cidade da Nova Zelândia não foram suficientes para a ajudarem a travar a estreante Svitolina, que resistiu com unhas e dentes a várias investidas da ex-líder do ranking, sobretudo na primeira partida, para entrar na nova época a sorrir.
Segunda cabeça de série, Elina Svitolina aguarda na segunda ronda pela vencedora do encontro entre a romena Elena Gabriela Ruse (número 39 mundial) e a britânica Emma Raducanu, de regresso após uma ausência de oito meses e atualmente no 301.º posto do ranking.