OEIRAS — A espera foi longa, mas o regresso de Gastão Elias ao Complexo de Ténis do Jamor teve o mesmo sabor que as passagens mais recentes e o tenista português aumentou para 16 o número de vitórias consecutivas no histórico recinto ao superar a primeira ronda do Indoor Oeiras Open.
Na estreia em 2024, o jogador da Lourinhã colocou um travão na campanha do francês Kenny de Schepper (tal como ele ex-top 70, mas atualmente no 479.º posto) ao vencer o qualifier por 6-4 e 6-4.
Dois breaks — ambos na fase final de cada set — foi tudo aquilo de que Elias precisou para fazer a diferença frente a um adversário que tal como ele tem como objetivo imediato para esta temporada regressar aos torneios do Grand Slam. Não só conseguiu neutralizar o maior poder de fogo do gaulês com a pancada de serviço, como resistiu à baixa percentagem do seu golpe de saída (só colocou 48% das primeiras bolas) para construir com tranquilidade e em apenas 74 minutos o primeiro triunfo do ano.
A série dupla de Indoor Oeiras Open aconteceu pela primeira vez em 2023, mas esta é a estreia de Gastão Elias nos torneios que acontecem na nave de campos em piso rápido do Complexo de Ténis do Jamor. No entanto, o tenista português de 33 anos tinha ganho os 15 encontros anteriores neste local, todos em terra batida e sinónimos de três títulos Challenger entre 2021 e 2022.
Na segunda ronda, para a qual já tinham avançado os compatriotas Jaime Faria e João Domingues, o segundo português com melhor classificação de sempre no ranking ATP (foi 57.º em outubro de 2016) terá pela frente o turco Cem Ilkel, número 255 mundial e terceiro cabeça de série.