OEIRAS — Será ainda em 2023 que a época de 2024 arrancará em Portugal e com uma forte presença da comitiva lusa no Indoor Oeiras Open 1, que contará com cinco representantes lusos no qualifying e seis no quadro principal de singulares, aos quais se juntam outros dois na variante de pares.
Sem surpresas, os primeiros cabeças de série serão portugueses. A ocupar a primeira linha do quadro estará Henrique Rocha, que inicia 2024 no 246.º lugar do ranking, bem acima do 850.º com que há um ano dava início a este mesmo Indoor Oeiras Open.
Com um estatuto inédito, pois nem no circuito ITF foi o principal pré-designado de um torneio, o jovem portuense de 19 anos terá como primeiro adversário do novo ano o norte-americano Thai-son Kwiatkowski, de 28 anos e número 322 mundial.
Na metade oposta do quadro, João Sousa abre pela primeira vez na carreira uma época em Portugal. Atualmente no 249.º posto da hierarquia mundial, o vimaranense de 35 anos terá de aguardar pela conclusão do qualifying para conhecer o primeiro adversário.
A situação é comum a Gastão Elias (336.º), o terceiro e último português a entrar diretamente no quadro principal, e ainda a Tiago Pereira (748.º) e João Domingues (803.º e ex-top 150), dois dos três convidados.
O grupo de representantes portugueses fica completovcom Jaime Faria, número 411 mundial que discutirá a primeira ronda com o belga Michael Geerts (286.º e oitavo pré-designado).
Já este domingo, 31 de dezembro, cinco portugueses tentarão aumentar a comitiva lusa presente no quadro principal: Pedro Araújo entrou como alternate no qualifying e a ele juntaram-se os wild cards Francisco Rocha, Rodrigo Fernandes e os estreantes Martim Simões e Diogo Marques.
Indoor-Oeiras-Open-1-2024-quadro-singulares