Duas semanas e meia depois de ser conhecida a primeira lista de inscritos no Indoor Oeiras Open 1, Gastão Elias juntou-se aos compatriotas Henrique Rocha e João Sousa no quadro principal de singulares do torneio do ATP Challenger Tour que marca o início da nova época em Portugal, já a partir de 31 de dezembro na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
Atualmente no 336.º lugar da tabela mundial, o tenista português de 33 anos beneficiou das habituais movimentações de última hora para passar da lista de alternates para o grupo de jogadores com entrada direta assegurada.
Assim, serão três os jogadores portugueses com presença assegurada, sendo que Henrique Rocha (246.º) e João Sousa (249.º) ocuparão os dois primeiros lugares na lista de cabeças de série.
A comitiva portuguesa presente no quadro principal de singulares deverá duplicar nos próximos dias, uma vez que a organização tem à disposição três convites.
Em sentido contrário a Gastão Elias, o francês Lucas Pouille (atual 330.º e ex-10.º) retirou o nome da lista de inscritos, seguindo a prioridade que já tinha estabelecido para optar pelo Challenger de Nonthaburi, na Tailândia, onde também estará Gonçalo Oliveira (224.º).