Foi com emoção do início ao fim que o primeiro embate da United Cup assinalou o início da nova época e em Perth, na Austrália, a Espanha precisou do encontro de pares mistos para derrotar o Brasil e assumir a liderança do Grupo A.
A vitória foi consumada por Alejandro Davidovich Fokina e Sara Sorribes Tormo, que regressaram à ação depois dos respetivos encontros de singulares e derrotaram os especialistas Beatriz Haddad Maia e Marcelo Melo por 6-4 e 7-5 para resolverem a eliminatória.
O primeiro ponto do dia foi para a espanha, que viu Davidovich Fokina arrasar Thiago Wild pelos parciais de 6-4 e 6-0 para somar a primeira vitória oficial da nova temporada, mas depois Haddad Maia também confirmou o favoritismo ao levar a melhor sobre Sorribes Tormo por 7-6(1) e 6-2.
O encontro desta sexta-feira foi uma reedição do choque épico que as duas protagonizaram na quarta ronda de Roland-Garros e que só ficou decidido após 3h51, tornando-se mesmo no duelo feminino mais longo de 2023, e teve um desfecho bem menos dramático, com a brasileira a sorrir — em condições de jogo totalmente diferentes — ao cabo de 1h37.
O Grupo A fica completo com a Polónia de Iga Swiatek e Hubert Hurkacz, conjunto europeu que fará a estreia na competição durante a jornada de sábado, frente ao Brasil.
Este ano, a United Cup conta com um total de 18 equipas divididas em seis grupos e reduziu as eliminatórias a três encontros: um de singulares masculinos, um de singulares femininos e um de pares mistos.
A fase de grupos divide-se entre Perth e Sydney e o mesmo acontece com os quartos de final, fase à qual passam os seis vencedores dos grupos e o melhor segundo classificado de cada cidade. As meias-finais (6 de janeiro) e a final (7 de janeiro) acontecerão em Sydney.