Henrique Rocha ganha três participações em torneios ATP 250 com novo programa de aceleração

Millennium Estoril Open

A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) anunciou, esta quarta-feira, o Programa de Aceleração Next Gen, que entre outras vantagens garante ao português Henrique Rocha a participação em três torneios da categoria ATP 250.

Com o objetivo de “abrir caminho a que jogadores emergentes mostrem as suas proezas num palco global”, a ATP reduziu a idade de apuramento para o Next Gen ATP Finals — o “Masters” de final de ano que desde 2017 reúne os melhores jovens do mundo num torneio que mistura a exibição com a competição, uma vez que não oferece pontos para o ranking — dos 21 para os 20 anos.

Todos os jogadores que pertençam a essa faixa etária e estejam ou cheguem ao top 350 serão considerados Next Gen Players e terão direito a disputar oito ATP Challenger 100 ou 125. Os que estiverem ou cheguem ao top 250 — caso do jovem português — terão vantagens adicionais, incluindo um wild card para o quadro principal e duas vagas no qualifying de torneios ATP 250, tendo estes eventos de acontecer em semanas com pelo menos três provas ATP.

Henrique Rocha começou 2023 no 850.º lugar do ranking e terminou no 246.º, protagonizando a terceira maior subida da época rumo ao top 250, pelo que terá direito a todas as vantagens anunciadas no programa de aceleração Next Gen.

Este é o terceiro programa de aceleração anunciado pela ATP. No final de 2022, o circuito mundial masculino anunciou, em conjunto com a Federação Internacional de Ténis (ITF), um programa destinado aos melhores juniores do mundo; e já em janeiro de 2023 deu conta de um novo protocolo com o circuito universitário norte-americano que passou a permitir aos melhores jogadores do college a entrada direta em torneios do ATP Challenger Tour a partir de julho.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share