Francisca Jorge assinou a oitava vitória consecutiva ao inscrever o nome nas meias-finais do ITF W60 de Vacaria, no Brasil, e com este resultado terminou com as dúvidas relativamente ao apuramento para o qualifying do Australian Open, onde se tornará na oitava* mulher portuguesa — e primeira desde 2017 — a jogar um torneio do Grand Slam.
Esta quinta-feira, a melhor tenista portuguesa da atualidade prolongou a senda vitoriosa no Brasil, país onde no domingo igualou o maior título individual da carreira, ao vencer a argentina Martina Capurro Taborda (157.ª WTA), por 6-3 e 6-4, num encontro em que só enfrentou um ponto de break e foi quebrada quando serviu para a vitória ao 5-2 da segunda partida.
Atualmente na 271.ª posição do ranking mundial, Francisca Jorge garantiu que na atualização do ranking de segunda-feira subirá, pelo menos, a 224.ª, um ganho de 47 degraus que lhe dará a melhor classificação da carreira.
Mais importante ainda nesta altura da temporada, a vimaranense de 23 anos ficará definitivamente dentro dos lugares de apuramento para o qualifying do Australian Open, mas a confirmação só chegará na próxima semana, com a divulgação do ranking que define o cut de qualificação.
Assim, em janeiro de 2024 Francisca Jorge será a oitava mulher portuguesa a participar num torneio do Grand Slam e a primeira desde que Michelle Larcher de Brito foi a jogo no qualifying de Wimbledon em 2017.
Na sexta-feira, terá a oportunidade de alcançar a quarta e última final de singulares da temporada. Esse apuramento será discutido com a vencedora do encontro entre Maria Lourdes Carlé (126.ª e primeira pré-designada) e Nicole Fossa (767.ª).
Artigo atualizado e corrigido às 12h30 de 23 de dezembro: Francisca Jorge será a oitava mulher portuguesa a disputar um torneio do Grand Slam e não a sexta, como inicialmente referimos.