ET Maia, CT Faro, CETO e AHEAD Clube Ténis na final do Campeonato Nacional de Equipas

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – A Escola de Ténis da Maia e o Clube de Ténis de Faro, no quadro masculino, e o Clube Escola de Ténis de Oeiras e o AHEAD Clube Ténis, na prova feminina, são os finalistas do Campeonato Nacional de Equipas Seniores da primeira divisão, prova que decorre de 7 a 10 de dezembro na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor. No Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, o Clube de Ténis de Pombal e o Lousada Ténis Atlântico vão discutir o título da primeira edição.

Depois da vitória por 4-1 na primeira jornada face à Associação Académica de Coimbra, a Escola de Ténis da Maia voltou a vencer e garantiu a liderança do Grupo 1 com triunfo por 3-2 contra o Centro de Desporto, Cultura e Recreio de Ténis dos CTT. A eliminatória ficou sentenciada nos três duelos de singulares após os sucessos de Nuno Borges (66.ºATP), Francisco Rocha (929.º) e Guilherme Valdoleiros.

Borges bateu Ricardo Batista por 6-1 e 6-0, Rocha derrotou Francisco Faria por 6-4 e 6-2 e Valdoleiros sobreviveu a uma grande batalha contra Illia Stoliar e prevaleceu por 2-6, 6-1 e 7-5.

O único conjunto a contar com tenistas com ranking ATP – em especial o número um nacional Nuno Borges, recém-campeão do Maia Open, o terceiro título Challenger da temporada – vai à procura do tricampeonato frente, precisamente, ao adversário que derrotou na final de há um ano: o Clube de Ténis de Faro.

A formação algarvia (vencedora da competição em 2009 e 2020) superou novamente a fase de grupos, mas neste caso foi bem mais difícil devido ao dissabor inaugural contra o Clube de Ténis das Caldas da Rainha. Neste sábado era necessário um triunfo o mais folgado possível e as vitórias em singulares de João GraçaTomás Luís e do capitão José Ricardo Nunes sobre, respetivamente, Nuno PinheiroFelipe Cunha e SilvaJoão Maia (do Clube Escola de Ténis de Oeiras) fecharam a missão.

O Nacional feminino será discutido entre o Clube Escola de Ténis de Oeiras e o AHEAD Clube Ténis. O CETO, campeão três vezes da prova, bateu o Racket Sports Club Leiria por 2-1 e a Escola de Ténis da Maia neste penúltimo dia com o mesmo resultado. Miroslava Medvedeva conquistou o primeiro ponto contra Giulia Aguiar (6-2 e 6-0), Maria João Fonseca empatou a discussão ao superar Isabel Gonçalves (6-2 e 6-3) e no tira-teimas Medvedeva e Maria Constança Magalhães garantiram o último bilhete para a final depois da vitória por 6-0, 1-6 e 10-8 sobre Fonseca e Helena Sequeira.

Quanto à equipa do AHEAD Clube Ténis, à procura do primeiro troféu nacional, começou por vencer o Lawn Tennis Clube da Foz por 3-0 e no dia final do round-robin teve de puxar dos galões e derrotar o Clube de Ténis Paço do Lumiar, as campeãs em título, bicampeãs até, no par decisivo.

Angelina Voloshchuk é a maior estrela da competição feminina e está a fazer jus ao estatuto de número três nacional e 769.ª WTA. Este sábado suplantou Carolina Mesquita (1367.ª WTA) por 6-0 e 6-1 e no final do dia, ao lado de Frederica Nunes, venceu Beatriz Lopes e Mesquita com os parciais de 6-0 e 6-2. Pelo meio,Sofia Skrypnichenko cedeu por 6-1 e 6-4 para Maria Sardinha.

Associação Académica de Coimbra e Clube de Ténis das Caldas da Rainha no quadro masculino e Lawn Tennis Clube da Foz e Escola de Ténis da Maia na competção feminina foram despromovidos à segunda divisão por terem terminado em último lugar nos respetivos grupos.

No Campeonato Nacional de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, a derradeira jornada de fase de grupos vai definir o primeiro vencedor da história da competição e o troféu vai ser digladiado entre o Clube de Ténis de Pombal (onde se incluí o oito vezes campeão nacional Carlos Leitão), que na véspera ultrapassou o Clube de Ténis de Setúbal por 3-0, e o Lousada Ténis Atlântico. O conjunto de Lousada nem sequer precisou de entrar em court face à falta de comparência dos setubalenses.

As três finais (à melhor de cinco encontros na competição masculina, à melhor de três na feminina e cadeira de rodas) arrancam este domingo às 10 horas e a entrada é livre a todos os presentes na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share