Com a fase final de 2024 agendada para Málaga, Itália pretende colocar um ponto final na hegemonia de Espanha a partir do ano seguinte e prepara uma candidatura para receber os encontros decisivos da Taça Davis já a partir de 2025.
A revelação foi feita ao Eurosport Italia por Angelo Binaghi, presidente da Federação Italiana de Ténis, que deu a conhecer o plano que o levou a reunir-se com Giuseppe Sala, presidente da Câmara de Milão.
“Estamos prontos a competir pela fase final da competição a partir de 2025 assim que a ITF abrir o processo de candidaturas. Estamos convencidos de que temos o que é necessário para apresentar uma proposta competitiva com o ocompromisso de todos, desde entidades públicas a privadas e o próprio presidente Giuseppe Sala”, explicou Binaghi.
Este ano, a seleção italiana colocou um ponto final no jejum de 48 anos e saiu de Málaga com a desejada saladeira embalada por um Jannik Sinner imbatível.
O país esteve envolvido nas últimas três edições das Davis Cup Finals, ao receber um dos grupos em 2021 (Turim), 2022 e 2023 (ambos em Bolonha), mas a partir de 2025 pretende dar mais um passo e juntar ao ATP Finals (assegurado em Turim até 2027) a realização da fase final da Taça Davis.