Maxime Janvier afasta favorito e marca encontro com Benoit Paire nas meias-finais do Maia Open

Sebastião Guimarães/FPT

MAIA – Duelo de franceses nas meias-finais do Maia Open entre Maxime Janvier e Benoit Paire. Janvier impediu um embate entre vedetas do circuito ATP ao superar Albert Ramos-Vinolas, segundo cabeça de série, por 6-2 e 6-4.

O espanhol de 35 anos tinha avisado na véspera do poderio do Maxime Janvier em condições pesadas. E as suspeitas do favoritismo confirmaram-se. Nos 85 minutos de compromisso, o gaulês enfrentou somente um ponto de break (esteve a perder por 4-2 no segundo parcial e venceu os derradeiros quatro jogos) e foi claramente o mais agressivo e poderoso em court, disparando muitos mais winners.

O mais cotado (antigo 17.º ATP e vencedor de quatro títulos ATP em 12 finais, uma das quais Masters 1000) andou sempre atrás da bola e nunca mostrou conforto com o jogo do mais novo (27 anos). Para tal, contribuiu muito a eficácia de Janvier no capítulo do serviço: perdeu apenas 11 pontos, colocou 73% de pontos com o primeiro serviço, aproveitou 81% desses e 58% com a segunda bola.

Antigo 170.º do ranking, Maxime Janvier conquistou a maior vitória do ano, o 10.º triunfo sobre um top 100 na carreira e carimbou acesso à terceira meia-final de 2023, segunda no circuito Challenger. Para chegar à segunda decisão da temporada e 16.ª do palmarés (quinta neste nível – tem um título em 2016) terá de utrapassar o compatriota Benoit Paire.

Bem mais experiente e conceituado, Paire venceu o único confronto entre ambos, mas já em 2015, e o vencedor será o terceiro francês a marcar presença consecutivamente na final do Maia Open (quarto no total), depois dos títulos de Geoffrey Blancaneaux (2021) e Luca Van Assche (2022).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share