MAIA – O número três nacional Henrique Rocha (255.º ATP) não conseguiu atingir pela primeira vez na carreira os quartos de final de uma prova do ATP Challenger Tour, ao perder na segunda eliminatória do Maia Open para o qualifier britânico Anton Matusevich (494.º) com os parciais de 7-6(2) e 6-4, o que também o impossibilita de marcar presença no qualifying do Australian Open.
A ocasião era solene para Henrique Rocha, sobretudo tendo em conta estar a medir forças contra um oponente bem menos cotado. Dois dias depois de se estrear a vencer no quadro principal do ‘seu’ torneio (foi formado na Escola de Ténis da Maia), o tenista de 19 anos não conseguiu contrariar a potência de jogo de Matusevich, que pareceu sempre mais confortável no embate.
A quarta vitória da semana do jogador nascido em Nova Iorque deu-se em 1h35 e Matusevich serviu melhor (o português ganhou 61% de pontos com o golpe de saída para 72% do outro lado da rede e cometeu sete duplas faltas) e, especialmente, carregou constantemente na resposta ao serviço, colocando Rocha sob pressão o tempo todo. O portuense apenas amealhou duas chances para quebrar o serviço do britânico (fez um break) e a pressa imposta pelo adversário fê-lo andar sempre atrás do marcador e mais a defender as suas chances do que propriamente a tomar a dianteira.
Apesar dos dois objetivos falhados (quartos de final Challenger e estreia num Grand Slam), a temporada de Henrique Rocha é memorável: seis títulos ITF (os primeiros da carreira) em sete finais, 64 triunfos individuais e cerca de 600 lugares subidos na hierarquia ATP.