Henrique Rocha segue os passos do irmão e avança para a segunda ronda do Maia Open

Sebastião Guimarães/FPT

MAIA – Um dia depois da vitória do irmão, Henrique Rocha também carimbou o acesso à segunda ronda do Maia Open. O número três nacional superou o experiente italiano Alessandro Giannessi com os parciais de 6-4, 6-7(5) e 6-2.

A jogar no clube que o viu nascer como jogador, Henrique Rocha (255.º ATP, a melhor cotação da carreira) garantiu o segundo triunfo num quadro principal Challenger (após o do Porto Open deste ano), isto no seguimento de uma temporada de 2023 na qual já arrecadou seis títulos ITF em sete finais e escalou quase 600 lugares na hierarquia masculina.

Três dias depois da derrota nas meias-finais em Vale do Lobo, Rocha apareceu motivado e crente nas suas chances frente a um jogador bem mais rodado nestas andanças – atualmente é 206.º ATP, já foi 84.º e possui no currículo quatro troféus na categoria intermédia do ténis profisisonal masculino em 12 finais e é conhecido por fazer ‘amolecer’ os seus oponentes antes de desferir golpes certeiros, além de ter mais resistência e ser mais lutador do que aparenta por vezes.

A mudança de superfície não afetou o jovem luso e a direita apareceu à velocidade que tem evidenciado em 2023, em especial sob a esquerda de Giannessi. E no seguimento de um primeiro set no qual foi o claro dominador, Rocha viu o transalpino crescer daí em diante (a direita começou a andar mais e cortou nos erros diretos), mas mesmo assim podia ter resolvido o duelo em parciais diretos, só que a 5-5 do tie-break não concretizou uma boa oportunidade que acabou por ser fulcral.

Sem se deixar afetar, o portuense pôs o pé no acelerador e foi capaz de fazer o break em três ocasiões no terceiro e decisivo set para sair vencedor em 2h25. No cômputo geral, Rocha conquistou 77% de pontos com o primeiro serviço, arma importante no desafio.

O segundo sucesso no Maia Open (na época trasata passou uma ronda na fase prévia) valeu ao tenista de 19 anos o segundo maior êxito da carriera no que diz respeito ao ranking do adversário – este ano no Millennium Estoril Open superou Ryan Peniston (159.º).

Nos oitavos de final, Henrique Rocha terá como opositor o qualifier britânico Anton Matusevich (494.º), que foi o primeiro vencedor da jornada ao bater o francês Calvin Hemery (189.º e sétimo cabeça de série) com os parciais de 4-6, 6-3 e 6-3.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share