MAIA – Na primeira participação num quadro principal do ATP Challenger Tour, Francisco Rocha (1040.º do ranking) bateu Riccardo Bonadio (205.º), oitavo cabeça de série do Maia Open, por 6-3 e 6-3 para somar o triunfo mais importante da carreira.
Pelo segundo dia consecutivo fez-se uma bonita história no court 4 do Complexo Municipal de Ténis da Maia, novamente com muito público a assistir ao duelo.
A defrontar o jogador mais cotado com quem já mediu forças, Francisco Rocha não se deixou intimidar pelo poderio do opositor e pela ocasião singular e apesar da entrada em falso (2-0 e 3-1), amealhou os derradeiros cincos jogos do set inaugural para colocar em sentido o favorito. Esse break de entrada foi a única ocasião com o serviço ameaçado em todo o encontro para o jovem portuense, que apresentou um ténis ultra-agressivo.
A ordem era de atacar todos os pontos, com uma utilização eficaz do serviço (71% de primeiros serviços, 71% de aproveitamento dessas bolas e 64% com o segundo ‘saque’ – só cedeu 15 pontos com a pancada de saída), complementado pela bola consequente, que resultou em vários winners.
A jogar no clube que o viu formar como jogador (antes da ida para os Estados Unidos da América e onde ainda treina), Francisco Rocha presenteou os seus familiares, amigos com um dia inesquecível, o melhor para já da sua carreira profissional.
O primeiro tenista apurado para a segunda eliminatória defronta de seguida o francês Maxime Janvier ou um jogador oriundo da fase de qualificação