MÁLAGA — A seleção nacional masculina terá de viajar até à Finlândia para discutir pela quinta vez na história a ronda de apuramento para a fase final da Taça Davis, que procura disputar pela primeira vez.
A duas horas do início da final entre Itália e Austrália, o sorteio realizado na sala de imprensa de Málaga ditou um terceiro confronto entre portugueses e finlandeses, que este ano surpreenderam ao alcançarem pela primeira vez as meias-finais da competição graças a uma vitória por 2-1 contra o Canadá, campeão em título.
Como anfitriã, a seleção finlandesa terá direito a escolher o local, a superfície e as datas (2 e 3 ou 3 e 4 de fevereiro de 2024) da eliminatória.
Portugal enfrentou pela primeira vez a Finlândia em Helsínquia (1968) e perdeu por 4-1 em terra batida ao ar livre, mas no reencontro (2015) venceu pelo mesmo resultado e nas mesmas condições em Viana do Castelo.
Emil Ruusuvuori é o melhor tenista finlandês da atualidade (69.º classificado no ranking ATP), seguido em singulares de Otto Virtanen (171.º) e Patrick Kaukovalta (782.º). Nos pares, o país tem como maior figura Harri Heliovaara, número 29 mundial da variante.
Esta será a quinta ocasião em que Portugal discute a ronda de apuramento para a fase final da Taça Davis. A seleção nacional falhou o objetivo em 1994 (derrota fora para a Croácia), em 2017 (derrota em casa contra a Alemanha), em 2019 (derrota no Cazaquistão) e em 2023 (derrota em casa perante a República Checa).