MÁLAGA — Portugal está, pela quinta vez na história, a uma vitória de aceder pela primeira vez à fase final da Taça Davis e o derradeiro adversário será conhecido este domingo no sorteio que terá lugar em Málaga antes da final.
Marcado para as 14h (13h em Portugal Continental e 12h nos Açores), o sorteio dará a conhecer os 12 encontros das Davis Cup Qualifiers que serão marcados no tradicional formato casa-fora para os dias 2 e 3 ou 3 e 4 de fevereiro de 2024 — datas à escolha dos anfitriães.
Isentos do sorteio ficam apenas os dois países finalistas (Austrália e o vencedor do encontro deste sábado entre Sérvia e Itália) e os dois eleitos pela Federação Internacional de Ténis para receberem os wild cards disponíveis, que só serão anunciados minutos antes.
Por isso, o grupo final de sorteados só será oficializado minutos antes, mas já se sabe que Portugal não estará entre os 12 cabeças de série e que, por isso, terá de medir forças com uma das seleções favoritas.
Cabeças de série provisórios (dois dos países serão “repescados” como wild cards e ficarão isentos do sorteio) e respetivo cenário para Portugal:
Canadá — primeiro encontro, sorteio
Espanha — primeiro encontro, sorteio
Croácia — casa
Grã-Bretanha — casa
(Sérvia ou Itália) — fora com Sérvia, casa com Itália
Alemanha — fora
Países Baixos — casa
República Checa — fora
Estados Unidos da América — primeiro encontro, sorteio
França — fora
Cazaquistão — casa
Finlândia — fora
Suécia (candidata a cabeça de série) — casa
Chile (candidata a cabeça de série) — primeiro encontro, sorteio
Bélgica
Coreia do Sul
Argentina
Suíça
Hungria
Eslováquia
Brasil
Portugal
Israel
Perú
Ucrânia
Taiwan