VALE DO LOBO – O jovem Rodrigo Fernandes, campeão nacional de sub 18, é o terceiro português apurado para os oitavos de final do Vale do Lobo Open II. O tenista de 17 anos superou o qualifier britânico Harry Thursfield, sem ranking ATP, com os parciais de 6-4 e 6-0.
O 1398.º da hierarquia masculina, um dos wild card da organização, arrancou o desafio de melhor forma e foi capaz de travar a recuperação de Thursfield no primeiro parcial para deslocar no marcador e impor-se em 1h49 de duelo.
Muito mais sólido no fundo do campo, o Rodrigo Fernandes (esta semana acompanhado pelo Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis) soube esperar pelos momentos oportunos, em especial através da esquerda cruzada bastante angulada, para desferir os ataques decisivos.
“Entrei bem, fui competente e cometi poucos erros. Acho que fui sempre comandando o encontro, a meio do primeiro set cometi mais erros e saí um pouco do jogo, mas consegui manter-me equilibrado depois disso”, analisou no rescaldo, pouco tempo depois do triunfo, salientando também o facto de ter cedido o serviço somente numa ocasião, “bastante bom neste nível”.
O bracarense está, deste modo, pela segunda vez nos oitavos de final de uma prova profissional – em setembro somou o primeiro ponto ATP e atingiu os quartos de final em Sintra e este é o primeiro sucesso desde então depois de cinco derrotas seguidas, quatro a nível ITF, a última face a Henrique Rocha na primeira ronda da primeira semana.
“Passar uma ronda é sempre bom neste nível acima do meu. Acho que sou o mais novo que anda aqui e por isso é um bom feito para mim”.
Nos oitavos de final já estão, igualmente, João Domingues e Jaime Faria, apurados na véspera. Henrique Rocha, Diogo Marques, Gonçalo Falcão, Tiago Pereira e Martim Simões tentarão seguir o mesmo caminho nesta quarta-feira.
Na ronda seguinte, Fernandes pode mesmo defrontar um dos compatriotas, caso Pereira ultrapasse Jules Marie, o segundo pré-designado.
“São dois jogadores que andam nisto há mais tempo, vou jogar sem pressão, mas apesar disso quero fazer um bom encontro”, anteviu.