Quatro dias depois de ter saído do Funchal com o troféu de vice-campeã de pares, Inês Murta (866.ª) esteve muito bem encaminhada para alcançar a segunda ronda do torneio W15 de Alcala de Henares, mas não segurou um primeiro parcial conquistado. A portuguesa travou uma impressionante batalha que ultrapassou as três horas e meia com a terceira cabeça de série Matilda Mutavdzic (695.ª) mas acabaria por perder por 4-6, 7-5 e 7-5.
A iniciar da melhor forma possível a disputa, Murta deu o passo necessário para conquistar a liderança por 3-0, mas mais tarde precisou de reforçar o fosso para escapar das investidas da mais cotada. Em ascendente no encontro, Mutavdzic recuperou a chama com a vitória no segundo parcial e também no terceiro voltou a ser mais eficaz nos momentos-chave para impor a derrota à número quatro portuguesa.
Inês Murta despede-se de forma prematura da província de Madrid — já que optou esta semana por prescindir da atuação na variante de pares — e não tem nenhuma paragem marcada no circuito na próxima semana. Regressa, sim, ao circuito no início de dezembro e é a quarta favorita na lista de inscritas na fase de qualificação do W15 de Valência.