Depois de perder duas finais consecutivas, o português Gonçalo Oliveira (234.º classificado no ranking mundial) regressou este domingo aos títulos ao sagrar-se campeão do ITF M25 de Hua Hin, na Tailândia, onde graças à 90.ª vitória ergueu o nono troféu da temporada.
Numa final entre favoritos, o portuense de 28 anos deu a volta ao segundo cabeça de série, o russo Evgeny Donskoy (ex-65.º e atual 261.º que em 2017 surpreendeu Roger Federer no Dubai), e venceu pelos parciais de 4-6, 6-2 e 6-4 após 2h13.
Para além de ter ficado em desvantagem ao perder a primeira partida, Oliveira esteve a perder por 3-1 com um break de atraso no terceiro set, que fechou com a conquista de cinco dos últimos seis jogos. Foi a nona vez em 2023 que recuperou de um set abaixo.
Depois de Loulé, Portimão, Santa Margherita di Pula, Roma, Breslávia, Sófia, Castelo Branco e Idanha-a-Nova, Hua Hin tornou-se no nono palco em que Gonçalo Oliveira celebrou este ano (sétimo na categoria M25).
O feito alcançado na localidade tailandesa fará com que o número dois nacional suba cerca de 10 posições na atualização de 27 de novembro e fique pontualmente dentro da zona de apuramento para o qualifying do Australian Open, que já não lhe deverá fugir.