Carlos Alcaraz adiou para o derradeiro encontro da fase de grupo as pretensões de se manter ‘vivo’ em Turim, e depois da derrota na estreia concluiu da melhor forma a primeira etapa no ATP Finals: o número dois mundial voltou a resolver a missão sem perder sets e esteve sempre por cima do encontro com Daniil Medvedev para vencer por 6-4 e 6-4 e preparar um frente a frente com Novak Djokovic nas meias-finais.
Medvedev foi o primeiro a dispor de chances para assumir o controlo da partida, mas Alcaraz fechou-lhe a porta para mais tarde fazer a diferença com uma única quebra de serviço que o conduziu à frente do marcador. Sem alterar o chip, o jogador de Múrcia manteve a firmeza nos jogos de serviço e encontrou a lacuna que veio a assegurar o passaporte para o fim de semana das decisões.
O triunfo do espanhol dissipa definitivamente a esperança de Alexander Zverev, cujo apuramento só seria concretizado caso Alcaraz perdesse, e permite-lhe atingir as meias-finais naquela que é a sua participação de estreia na prova de elite. Carlos Alcaraz, que empurrou Daniil Medvedev para a segunda posição ao ascender à liderança do grupo, vai ter pela frente o líder e por seis vezes campeão Novak Djokovic no duelo que vai desvendar o nome de um dos finalistas.
Carlos Alcaraz e Novak Djokovic vão cruzar-se este sábado pela quinta ocasião no circuito mundial: há ano e meio, o jogador do país vizinho declarou as suas intenções com uma vitória na caminhada para o título em Madrid, mas já este ano o sérvio conseguiu a desforra para alcançar a final de Roland-Garros. Mais tarde, Alcaraz retaliou na final de Wimbledon que ficou para a memória, enquanto já em finais de agosto Djokovic voltou a restabelecer a igualdade no confronto direto.