VALE DO LOBO — Jaime Faria roçou a perfeição para derrotar o ex-top 15 mundial Kyle Edmund e tornou-se no quarto tenista português a seguir para os quartos de final de singulares do Vale do Lobo Open I, garantindo desde logo a presença de pelo menos um na fase seguinte, pois marcou mais um encontro com o melhor amigo Henrique Rocha.
O jovem de 20 anos (atualmente no 421.º lugar do ranking ATP) já tinha expressado na véspera a vontade de enfrentar um adversário deste calibre e esta quinta-feira esteve à altura da ocasião, aplicando os parciais de 6-3 e 6-3 ao britânico, oito anos mais velho, que por causa de várias lesões nos últimos três anos chegou a sair do ranking (atualmente está no 527.º posto).
Em forma, Jaime Faria aproveitou as debilidades físicas do adversário, que ainda apresenta dificuldades na movimentação (em especial para o lado direito) e está longe da forma que em 2018 o levou às meias-finais do Australian Open antes de conquistar os primeiros títulos ATP, e ditou o ritmo: para além de ter aproveitado três dos seis pontos de break que criou, não enfrentou um único a caminho de uma das melhores vitórias da carreira.
“Em termos de currículo foi, sem dúvida, o melhor adversário que já venci, mas em nível não porque ele ainda não está de volta à melhor forma. Mas foi sem dúvida um encontro muito bem conseguido da minha parte, em que fiz tudo o que tinha planeado. Fiz três breaks, não enfrentei nenhum ponto de break e nos jogos mais apertados consegui livrar-me da pressão com bons serviços”, afirmou no final.
Nos quartos de final, Jaime Faria medirá forças com Henrique Rocha pela quinta vez só este ano, quarta em torneios ITF e primeira desde que, no sábado, os dois discutiram a final do Campeonato Nacional Absoluto. O portuense levou a melhor nas ocasiões anteriores e parte novamente como favorito para o duelo desta quinta-feira, embalado por duas vitórias muito autoritárias resolvidas num total agregado de apenas 2h09.
“Ele está muito forte, ainda só perdeu quatro jogos em todo o torneio e por isso o meu primeiro objetivo será vencer quatro jogos para o deixar mais desconfortável“, referiu, com cautela, mas também boa disposição, na antevisão a mais um duelo.