VALE DO LOBO — Cinco anos e meio depois da última passagem por Portugal, o britânico Kyle Edmund (ex-top 15 mundial e semifinalista do Australian Open) regressou com uma vitória que lhe permitiu marcar encontro com Jaime Faria na segunda ronda do Vale do Lobo Open I, o oitavo torneio ITF em que participa depois de atravessar um mar de lesões que o afastou do mais alto nível.
Atualmente com 28 anos, o britânico nascido na África do Sul precisou de três partidas para superar o encontro de estreia frente ao espanhol Benjamin Winter Lopez (817.º ATP), que derrotou após 2h11 com os parciais de 6-3, 3-6 e 6-3 já sob os holofotes da Vale do Lobo Tennis Academy.
Kyle Edmund viveu a melhor fase da carreira em 2018, ano que começou com as meias-finais no Australian Open e que o viu disputar duas das três primeiras finais da carreira no circuito ATP (perdeu a primeira, venceu as duas seguintes) antes de chegar ao 14.º lugar do ranking em outubro.
Em 2019 manteve-se ao mais alto nível e voltou a fechar uma temporada entre os 100 primeiros, mas seguiram-se três anos negros, marcados por lesões crónicas no joelho esquerdo e no pulso direito, que lhe comprometeram a carreira e o levaram a perder o ranking.
Esta época ainda recorreu ao ranking protegido para participar em vários torneios do circuito principal, mas esgotada essa oportunidade e por causa dos maus resultados teve de “voltar à base”, sendo o Vale do Lobo Open o oitavo ITF que disputa, com destaque para umas meias-finais em Itália no mês de maio e uma final na Grã-Bretanha há um mês.
Na quinta-feira, Edmund discutirá a segunda ronda com Jaime Faria, que horas antes se tornou no quinto e último português a ultrapassar a ronda inaugural deste torneio.