VALE DO LOBO — Depois de duas vitórias na fase de qualificação, Francisco Rocha (1144.º classificado no ranking ATP) deu continuidade à campanha no Vale do Lobo Open I com um triunfo na primeira ronda do quadro principal de singulares, seguindo os passos de três compatriotas — incluindo o irmão mais novo.
Tal como nos dois dias anteriores, o portuense de 24 anos voltou a vencer em duas partidas, mas desta vez precisou de 2h54 e de dois tie-breaks até que conseguiu superar o espanhol Mario Gonzalez Fernandez (718.º) por 7-6(1) e 7-6(3).
Rocha assinou a primeira quebra de serviço do encontro e liderou o primeiro set por 5-2 e teve três set points a 6-5 num jogo de resposta, mas foi só no tira-teimas, jogado de forma irrepreensível, que consolidou o bom começo. A história do segundo parcial foi diferente, pois Gonzalez Fernandez tomou a iniciativa. O espanhol de 21 anos liderou por 4-1 e já depois de perder o break de avanço esteve perto de uma segunda quebra de serviço que teria levado a discussão para um parcial decisivo, só que o português recuperou a iniciativa, reduziu os erros e selou a vitória.
Depois de Pedro Araújo (na terça-feira), Tiago Pereira e Henrique Rocha (já esta quarta-feira), Francisco Rocha tornou-se no quarto português a chegar à segunda ronda do Vale do Lobo Open I. O próximo adversário do ex-universitário (estudou na Middle Tennessee State University, nos EUA) será outro qualifier: o italiano Pietro Pampanin (1152.º).