Gastão Elias (331.º) voltou a ressentir-se dos problemas físicos que têm afetado os seus últimos meses de competição e foi forçado esta segunda-feira a desistir a meio do encontro onde tinha em jogo a oportunidade de apuramento para o quadro principal do Challenger de Montevideu, no Uruguai. O português de 32 anos apresentou-se de forma debilitada frente ao neerlandês Max Houkes (358.º) e retirou-se quando perdia por 6-1 e 2-0.
Desde o arranque sem conseguir encontrar o nível necessário para confirmar o favoritismo, Elias rapidamente ficou para trás com duas quebras de serviço que o colocaram em segundo plano. Também o segundo set não começou da melhor maneira e um novo break distanciou o jogador luso das contas da partida, optando por desistir ao fim de 44 minutos passados em court.
Concluída uma série de torneios sul-americanos marcada pelos vários problemas físicos, Gastão Elias ainda não adiantou informações sobre a sua condição física mas presume-se tenha sido novamente malogrado pela lesão na coxa esquerda, que o tem vindo a angustiar desde abril. Sem regresso definido ao ATP Challenger Tour, o lourinhanense não está inscrito em nenhum dos torneios que encerram a temporada — incluindo-se o Maia Open, na próxima semana.