Dois dias depois de ter sido levado a trabalhos adicionais para evitar a surpresa na estreia, Gonçalo Oliveira (234.º) teve mais folga para defender a condição de primeiro cabeça de série e seguiu na manhã desta quinta-feira para os quartos de final do ITF de 15.000 dólares de Hua Hin, na Tailândia. O novo número dois nacional precisou de apenas 68 minutos para confirmar o favoritismo e aproximar-se da hipótese de apuramento para a fase de qualificação do Australian Open.
Diante do jovem tailandês Thantub Suksumrarn (1367.º), o natural do Porto rapidamente se distanciou no marcador depois de uma entrada equilibrada e manteve-se fiel ao guião para cumprir a tarefa sem sobressaltos. Se três quebras de serviço contrastaram com apenas uma perdida no primeiro parcial, no segundo capítulo da partida bastou um break para fazer a diferença e rubricar a vitória em 6-2 e 6-4.
Gonçalo Oliveira, que é o principal favorito da metade superior do quadro a chegar à final, tem duelo agendado para esta sexta-feira com o helvético Matteo Lavizzari (1555.º) num confronto que decide uma das vagas das meias-finais do torneio tailandês. O polaco Filip Peliwo (413.º) é o segundo candidato ao título e encabeça a outra secção do emparelhamento.